Museu Georges Bernanos

Georges Bernanos nasceu em Paris em 1888, foi combatente na 1ª Guerra mundial, nas batalhas de trincheira. Suas primeiras obras foram Sob o Sol da Satã e Diário de um Pároco de Aldeia.

Diante de diversas dificuldades políticas e financeiras, Bernanos se transladou a Maiorca e foi repórter na Guerra Civil espanhola. Em setembro de 1938, veio com sua família ao Brasil, passou por vários lugares até se estabelecer em Barbacena. Consta que o nome do lugar Cruz das Almas, foi decisivo para que o escritor comprasse a propriedade. O clima da cidade lhe agradou bastante pois o fazia lembrar da sua terra natal.

Na casa onde hoje é o museu, recebeu personalidades literárias como Murilo Mendes, Wilson Figueredo, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes, Campos e Hélio Pellegrino.

Regressou à França em 1945 e nas cartas dirigidas aos seus amigos brasileiros sempre citava a saudade que sentia do Brasil e do seu refúgio no bairro Cruz das Almas. Tinha intenção de voltar ao Brasil, porém faleceu em decorrência de um câncer em 1948.

No acervo presente no museu encontram-se várias obras originais, objetos pessoais, mobiliários, busto de bronze, manuscritos e fotografias.


O Museu Georges Bernanos conta um pouco sobre a história e obra desse grande pensador e ativista político que morou em Barbacena.O museu está instalado na casa onde viveu, na década de 1940, o escritor francês Georges Bernanos. No acervo, estão livros, móveis e objetos que contam a trajetória do escritor em Barbacena. No local, também funciona o Centro Artístico e Cultural Georges Bernanos.

Por Giseli Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário