160/MG Home Office


No dia 07 de maio de 2020, foi realizado o primeiro Conselho de Chefes deste período de isolamento social.Estiveram presentes representantes de todos os ramos e da diretoria. Foi um momento muito importante, uma vez que os ciclos de programa do primeiro semestre se perderam em virtude de não podermos realizar atividades presenciais.

Todos os presentes relataram como estão convivendo com esta situação ímpar. Foram apresentados relatos verbais, bem como apresentação de gráficos descrevendo o nível de participação de jovens e de adultos nas atividades propostas e quais as tendências demonstradas de satisfação e atração para os jovens.

Em seguida, foram colhidas e debatidas várias formas de tornar mais atraentes as atividades, uma vez que dificilmente se conseguirá agradar a todos,visto que dois itens importantíssimos do método escoteiro estão bastante comprometidos, como a vida ao ar livre e o trabalho em equipe. A saída que foi apontada para não deixarmos de cumprir o Projeto Educativo da UEB e o método escoteiro é darmos mais ênfase para o item desenvolvimento pessoal com acompanhamento individual, com atividades atraentes e variadas.Observando o comportamento dos jovens,buscaremos seguir, de forma adaptada, com as progressões e conquistas de especialidades, insígnias de interesse especial e de modalidade e distintivos especiais.

O número de crianças e jovens em geral que vêm conquistando especialidades e insígnias têm sido significativo, porém, em geral, quarenta por cento dos jovens não estão participando das atividades.

Atualmente, há em andamento as seguintes opções oferecidas pelo nosso Grupo Escoteiro para os jovens, além do Projeto Uai-Fi e das atividades da plataforma Escoteiros Online: Oficina de Sinalização/Lusofonia/Cone Sul – Oficina de Comédia, Dublagem e Rock – Oficina de Planejamento e Projetos – Informativo Folha de Chá – Gincanas Escoteiras - Planejamento do 2º Passeio Ciclístico Caio Vianna Martins.

Por Giovani de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário